METODOLOGIAS DE TRABALHO

Das Metodologias de Trabalho

O Colégio de Educação Infantil e Fundamental Kelly Miranda em sua metodologia de ensino leva em consideração a LDB 9394/96, as ideias de Piaget (1896-1980) Vygotsky (1896-1934) e Wallon (1889-1962), numa perspectiva sócio-interacionista e de abordagem cognitivista.

Uma abordagem cognitivista implica, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos ao aluno.

Na tendência cognitivista, o trabalho na educação é voltado para a criança a fim de que essa seja responsável pela construção do seu conhecimento aprendendo a partir da interação que estabelece com o meio físico e social desde o seu nascimento, passando por diferentes estágios de desenvolvimento. Ou seja, o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente e do controle da própria criança sobre a obtenção e organização de suas experiências com o mundo exterior, quando acompanha com os olhos os objetos, observa tudo ao seu redor, agarra, solta, empurra, cheira, leva à boca e prova etc.
O Colégio hoje possui um caráter formador, aprimorando valores e atitudes, desenvolvendo desde a educação infantil, o sentido da observação, despertando a curiosidade intelectual das crianças, capacitando-as a serem preparados para buscarem informações, onde quer que elas estejam a fim de utilizá-las no seu cotidiano.

Dentro dessas perspectivas, a Educação Infantil e Fundamental deve permitir que os alunos sejam pensadores, aprendam a refletir sobre seus modelos mentais, aprendam a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros.

A proposta adotada viabiliza um atendimento educacional e assistencial, que atue em todas as áreas do aluno e em seu desenvolvimento, físico, psíquico, social, moral, cultural e político e nas necessidades específicas como a expressão lúdica, o desenvolvimento cognitivo e afetivo, a socialização e a interação.

A educação Infantil e Fundamental deve garantir essa integralidade, garantindo oportunidades para que os alunos sejam capazes de expressar seus desejos, sentimentos e desagrados, familiarizar-se com a própria imagem, conhecer seus limites, executar ações relacionadas à saúde e higiene, brincar, socializar e interagir com outros alunos e professores, identificar seus limites e possibilidades, identificar e enfrentar situações de conflitos, respeitar uns aos outros e professores, valorizar ações de solidariedade e cooperação, respeitar regras básicas de convívio social.

Para que todos esses objetivos se concretizem, é importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência da coletividade, cada ser possa ser respeitados em seus hábitos, ritmos e preferências.

Portanto para se trabalhar com crianças de educação infantil e Fundamental, é importante que o professor considere alguns princípios fundamentais, como os processos de desenvolvimento da aprendizagem, que é composta de fases ou níveis de construção do conhecimento. É importante ressaltar também que cada aluno(a) tem seu próprio caminho para o desenvolvimento, e que o conhecimento resulta da prática social. “O papel do educador será, então, agir no sentido de contribuir para a conquista da autonomia moral, intelectual, social e afetiva da criança, compreendendo-a na sua totalidade.” (AROEIRA & SOARES & MENDES, 1996, p.19).

A proposta pedagógica do Colégio Kelly está pautada na construção da identidade pessoal do aluno e de sociabilidade, o que envolve um aprendizado de direitos e deveres. Prioriza, também, o desenvolvimento da imaginação, do raciocínio e da linguagem, como instrumentos básicos para se apropriar de conhecimentos elaborados em seu meio social, buscando explicações sobre o que ocorre a sua volta e consigo mesma.

Na educação hoje, busca-se ampliar alguns requisitos de fundamental importância a fim de inserir a criança no mundo atual: a sensibilidade, a solidariedade e o senso crítico, inserindo ambos em uma atmosfera de gestão coletiva, com a finalidade de superar o modelo individualista presente na sociedade.